terça-feira, 16 de junho de 2009

Ahmadinejad declarado vencedor das eleições presidenciais no Irão

O Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad venceu as eleições presidenciais com 64 por cento dos votos, garantindo assim um segundo mandato, anunciou esta manhã a Comissão Eleitoral iraniana.

O seu principal opositor, Mir-Hossein Moussavi, conseguiu 32 por cento dos votos, numas eleições que registaram uma taxa de participação de 82 por cento.

Moussavi protestou contra o que diz serem violações óbvias nas eleições presidenciais de ontem. "Estou a avisar, não me vou render a esta farsa perigosa". A sua candidatura pediu já ao Conselho dos Guardiões que reveja os "erros" destas eleições.

O candidato derrotado diz que não houve boletins de voto em número suficiente em inúmeras assembleias de voto e que milhões de eleitores foram impedidos de votar.

"O resultado das acções de várias entidades oficiais põe em causa os fundamentos da República Islâmica e conduzirá a uma tirania", disse Moussavi.

A sede de campanha da candidatura de Moussavi foi encerrada pela polícia, impedindo os apoiantes do candidato de fazerem uma conferência de imprensa, relata a BBC.

Teerão, a capital, vive um dia de tensão. Centenas de apoiantes de Moussavi manifestaram-se nas ruas depois do anúncio dos primeiros resultados. "Vamos ficar aqui, vamos morrer aqui", gritavam, reunidos em frente à sede de campanha do seu candidato.

"Eles arruinaram o país e querem arruiná-lo ainda mais durante os próximos quatro anos", acrescentaram.

A polícia dispersou-os com bastões.

As manifestações continuaram durante a tarde, com apoiantes de Moussavi a incendiarem caixotes do lixo. Por outro lado, apoiantes de Ahmadinejad atacaram manifestantes pró-Moussavi nas ruas da capital, relata a AFP.

A partir de hoje, qualquer concentração de apoiantes dos quatro candidatos às eleições foi proibida pelo Governo.

Por sua vez, na grande avenida que atravessa a capital de Norte a Sul, os simpatizantes de Ahmadinejad exultavam. "Estou muito contente com a vitória do meu candidato. Ele ajuda os pobres e detém os criminosos", afirmou Kamra Mohammadi, um vendedor ambulante de 22 anos. [fonte]

0 comentários: