quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Reunião sobre o Irão termina com apelo à cooperação à República Islâmica

Representantes do Grupos dos Seis, que junta os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha, pediram ao Irão que cooperasse com as exigências da ONU em relação ao seu programa nuclear, num encontro hoje, em Wiesbaden (Alemanha).

Na sua primeira reunião desde a tomada de posse de Barack Obama como Presidente dos EUA, os Seis congratularam-se ainda com a oferta americana de conversações directas com a República Islâmica.

Os grupo de Seis países vai “consultar os próximos passos enquanto a Administração americana leva a cabo uma revisão de política”, segundo um comunicado divulgado a seguir ao encontro. Uma nova reunião deve realizar-se após esta revisão em Washington, que deverá acontecer em Março.

Na véspera do encontro, o Irão lançou um satélite no que chamou “um grande avanço na tecnologia espacial”, para coincidir com o aniversário, na próxima semana, dos 30 anos da revolução islâmica que derrubou o Xá Reza Pahlavi, apoiado pelos Estados Unidos.

A tecnologia poderá ser usada para fins militares, e por isso causou apreensão o seu lançamento, justamente na véspera do encontro de hoje dos Seis, apesar do Irão garantir que não usará esta tecnologia para fins militares. A República Islâmica também garante que o seu programa nuclear tem apenas fins civis, mas para terminar as dúvidas a ONU pede que o Irão suspenda a actividade que poderá permitir fabricar a bomba atómica, o enriquecimento de urânio.

Teerão tem negado fazê-lo, argumentado que quer dominar todo o ciclo de produção nuclear, e por isso a República Islâmica foi já submetida a várias rondas de sanções das Nações Unidas. [fonte]

0 comentários: