quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Irã coloca em órbita o primeiro satélite Omid

O Irã disse que o primeiro satélite próprio, lançado pelo país na terça-feira, tem fins pacíficos e que todas as nações deveriam se beneficiar deste tipo de tecnologia. O satélite foi colocado em órbita com a ajuda do foguete Safir-2.

"A tecnologia do satélite tem fins puramente pacíficos, para atender às necessidades do país", disse Manouchehr Mottaki, ministro das Relações Exteriores do Irã, em uma entrevista coletiva antes da cúpula da União Africana, em Adis-Abeba. As informações são da agência BBC.

O lançamento do satélite Omid (esperança) marca o aniversário da Revolução Islâmica de 1979.

A tecnologia balística de longo alcance usada para levar os satélites ao espaço também pode ser usada para o lançamento de armas, embora o Irã afirme não ter intenção de fazer isso.

"A diferença entre o nosso país e os outros que têm essa capacidade é que acreditamos que a ciência pertence a toda a humanidade", disse. "Algumas pessoas acreditam que as tecnologias avançadas pertencem somente a alguns países".

Mottaki disse que a capacidade militar do Irã é somente defensiva.

"Na história do Irã, nos últimos 100 anos, você não pode apontar nenhuma agressão cometida pelo Irã contra qualquer outra nação", disse.

"O povo iraniano ama a paz. Eles querem paz com todos os países do mundo". [fonte]

0 comentários: