O presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realçou o papel “muito importante e influente” da República Islâmica do Irão no Médio Oriente e pediu que se fizesse proveito desta influência para que a paz e a estabilidade se tornem um facto na região.
Cavaco Silva efectuou estas declarações no decorrer da recepção das credenciais do novo embaixador iraniano em Lisboa, Seyyed Rasul Mohayyer, com o qual conversou acerca da cooperação bilateral política, económica e cultural e ainda sobre as “prioridades” dos dois países para o impulso das relações entre os mesmos.
Pela sua parte o embaixador estreante do Irão no país lusitano referiu-se à elevada capacidade de Teerão no que diz respeito às exportações de gás e de petróleo e anunciou a disposição do seu país em “cobrir as necessidades” de Portugal neste campo.
Mohayyer não se esqueceu de referir a faceta cultural de umas relações que contam já com 500 anos de antiguidade e assinalou que um dos seus programas à frente da legação diplomática iraniana se dedicará em impulsionar a cooperação em matéria de turismo e legado cultural. [fonte]
0 comentários:
Enviar um comentário