quinta-feira, 26 de março de 2009

Ahmadinejad oferece ajuda "sem limites" ao Iraque

(Folhapress) - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, recebeu formalmente ontem o chefe de Estado iraquiano, Jalal Talabani, que chegou quinta-feira à noite em Teerã, para uma visita oficial de três dias. Ahmadinejad afirmou após o encontro que o Irã está pronto para cooperar para a aceleração do desenvolvimento iraquiano. "A ajuda do Irã para acelerar o progresso do Iraque não tem limite. Irã está pronto para oferecer ao Iraque suas experiências em cada campo possível", disse Ahmadinejad, citado pela televisão estatal.

O presidente não deu mais detalhes sobre o tipo de ajuda que ofereceria, mas o país já falou anteriormente em auxiliar no desenvolvimento na agricultura, economia, transporte e energia. Os dois países têm relações próximas desde que o ditador Saddam Hussein foi derrubado do poder, em 2003. Hussein liderou um conflito de oito anos contra o Irã na década de 80, confronto que deixou cerca de um milhão de mortos.

Os Estados Unidos acusam o regime iraniano - de maioria xiita - de fornecer armas e treinamento aos militantes xiitas do Iraque, para que se rebelem contra a ação americana no país. Teerã nega as acusações e afirma que foi a ocupação americana que causou problemas de segurança no Iraque. [fonte]

0 comentários: