O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, anunciou hoje que Teerão está pronto a discutir com os Estados Unidos, “sem condições prévias” desde que os americanos apresentem “um conceito” para este diálogo.
“O diferendo sobre o [programa] nuclear não é um problema insolúvel se deixarmos de estar entricheirados nas nossas posições actuais. Estamos prontos para discutir sem condições prévias, mas para isso precisamos de um verdadeiro ponto de partida”, declarou o representante iraniano, em entrevista ao jornal alemão “Suddeutsche Zeitung”.
Larijani foi o representante iraniano à conferência de segurança de Munique, onde ouviu ontem o vice-presidente norte-americano dizer que os Estados Unidos estão “prontos a falar” com o regime iraniano e dar-lhe uma escolha muito clara: “mantenham o rumo actual e conhecerão a pressão e o isolamento; renunciem ao vosso programa nuclear ilegal e a apoiar o terrorismo e receberão contrapartidas importantes”.
Numa clara reacção a este discurso, o responsável disse que “se os americanos estão verdadeiramente dispostos a resolver os problemas então devem apresentar-nos um conceito”, pois até ao momento “não foi apresentada “nenhuma oferta concreta”. Apenas ouvimos “declarações em entrevistas e em discursos” e isso é insuficiente, sublinhou.
Larijani lamentou ainda que os americanos digam “que estão prontos a falar sem condições prévias” mas continuam “com os mesmos ‘clichés’ da cenoura e do pau, ao ligar o início de conversações à suspensão do programa nuclear iraniano, actualmente centrado na fase de enriquecimento de urânio.
A concretizar-se esta disponibilidade das duas partes, interromper-se-á um silêncio de três décadas entre Washington e Irão, que cortaram relações diplomáticas na sequência da revolução Islâmica de 1979. [fonte]
0 comentários:
Enviar um comentário