terça-feira, 2 de março de 2010

AAPRII

Foi com alguma surpresa, mas também com agrado, que verificámos o surgimento da Associação de Amizade de Portugal à República Islâmica do Irão (AAPRII), embora tal denote também o mau trabalho da AAPI nos últimos quatro anos, que na prática, embora contando com o reconhecimento das autoridades de Teerão, nunca se legalizou como associação.
Reproduzimos em seguida o primeiro comunicado da AAPRII e adicionamos o seu endereço às nossas ligações. Com a AAPRII, o PIBC e a ainda activa AAPI, a República Islâmica do Irão conta actualmente com a simpatia de três organismos independentes. Que muitos mais surjam.

Comunicado 1 - Terrorismo em Teerão

No dia 12 de Janeiro de 2010 houve uma tremenda explosão em Teerão. Vítima entre elas o físico nuclear Massoud Ali Mohammadi.

A investigação não deixou dúvida - ATENTADO.

A comunicação social ocidental noticiou "secamente" sem dar ao sucedido qualquer relevância, nem gastou muito tempo ou espaço. E, sem comentários.

Os habituais e repetitivos comentadores políticos ficaram mudos.

Igual situação em Nova York ou Tel Aviv daria horas de antena e Km de papel, e os comentadores políticos deliciar-se-iam

Fora do contexto da guerra, que está claramente deferido, qualquer ataque a pessoas ou bens é crime. Se a motivação for económica, que é o mais corriqueiro chamam-lhe delito comum. Se for familiar trata-se de crime passional, etc, etc ...Se a motivação é política é terrorismo.

Que se saiba não houve desentendimento, na família do Sr.... nem aquele atentado benificiou, quem quer que fosse, pessoalmente. Não restam pois dúvidas que se tratou de motivação política. Terrorismo. Então porque não foi tratadopela comunicação social como já nos vem habituando a ver tratar.

Terrorismo? Toda a gente, íncluindo esta associação, condena o terrorismo. Mas todo o terrorismo? Ou será que há dois tipos de terrorismo? Um mau, apelidado de satânico pelo americano Bush: Argélia 195..; Congo 1959/60; Angola 1961; ETA no tempo de Franco; Laos e Camboja durante a guerra do Vietnam; assassínios sem conta na Améria Latina; massacres a palestinianos; bombardeamentos a civis no Iraque; Afeganistão e Paquistão; bombardeamento a Trípoli em 1986, etc...; E um bom como o atentado em Teerão?

0 comentários: