domingo, 24 de fevereiro de 2008

Relatório da AIEA: Ahmadinejad fala em "vitória histórica" para o Irão

O Presidente iraniano entende que o mais recente relatório da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) representa uma “vitória histórica” para o país e garantiu que o Conselho de Segurança poderá adoptar resoluções “durante cem anos” que não fará Teerão alterar os seus planos.

“Felicito vossa excelência e o povo iraniano pela vitória histórica do Irão na maior confrontação política com as potências opressoras desde a revolução islâmica”, adianta uma mensagem de Mahmoud Ahmadinejad enviada ao Guia Supremo do Irão, o “ayatollah Ali Khamenei.

A agência de controlo nuclear das Nações Unidas revelou ontem, num relatório dirigido ao Conselho de Segurança da ONU, que o regime iraniano forneceu informações suplementares sobre aspectos menos claros do seu programa nuclear, sublinhando os “bons progressos” obtidos na cooperação com o país.

Contudo, a AIEA sustenta os esclarecimentos apresentam ainda lacunas e alguns dados mostram mesmo algumas incoerências, o que impede os peritos nucleares de “determinar a verdadeira natureza do programa nuclear iraniano”.

O relatório acrescenta que Teerão continua a desafiar as resoluções do Conselho de Segurança ao não suspender as suas actividades de enriquecimento de urânio, susceptíveis de ser usadas para a produção de armas nucleares.

Ignorando as partes mais críticas – que levaram os países ocidentais a avançar nas negociações para a aprovação de novas sanções – os dirigentes iranianos consideram que o relatório representa uma vitória do país.

Esta posição foi reafirmada esta tarde por Ahmadinejad numa entrevista à televisão pública iraniana, ao garantir que Teerão pretende prosseguir as suas ambições nucleares. “Podem adoptar resoluções durante cem anos. Isso não vai mudar nada”, afirmou o Presidente iraniano, sublinhando que a energia nuclear “é um direito” que assiste ao país.

Ahmadinejad entende que seria “no interesse” das grandes potências devolver o processo iraniano à AIEA e admitiu mesmo desencadear medidas contra os países que apoiem uma nova resolução.

“Todos os países que levarem isto por diante, sejam europeus ou não europeus, devem saber que vamos adoptar medidas firmes de retaliação”, sublinhou. [fonte]

0 comentários: