sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Presidente iraniano visita o Iraque dia 2 de Março

O Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad é esperado no dia 2 de Março em Bagdad para uma visita de dois dias, a primeira de um chefe de Estado iraniano ao país depois da Revolução Islâmica de 1979, anunciou hoje o porta-voz do governo iraquiano.

"O Presidente iraniano visitará o Iraque durante dois dias a partir do dia 2 de Março. Encontrar-se-á com o Presidente Jalal Talabani e com o primeiro-ministro Nuri al-Maliki", declarou à imprensa o porta-voz Ali al-Dabbagh, citado pela AFP.

A mesma fonte indicou que o Presidente iraniano será acompanhado por diversos ministros.

Washington acusa o Irão de fornecer armas e treino às milícias xiitas no Iraque, incluindo bombas de estilhaços que já mataram centenas de militares norte-americanos, indica a Reuters. Teerão sempre negou estas acusações.

Recorde-se que o Irão e o Iraque estiveram envolvidos numa guerra, na década de 1980, na qual morreram centenas de milhares de pessoas, mas os laços entre os dois países melhoraram desde a queda de Saddam, em 2003, altura em que os islamistas xiitas chegaram ao poder, de onde estiveram arredados durante os anos em que o sunita Hussein governou o país com mão de ferro. [fonte]

0 comentários: